Os Moravianos e sua missão



Quero compartilhar com vocês a respeito de algo IMPACTANTE. É o testemunho de dois jovens que entenderam o amor que Deus tem pelas almas e resolveram se doar pra Deus. Mas antes, vamos a alguns esclarecimentos.
Os jovens pertenciam a um grupo conhecido como MORAVIANOS. E abaixo, segue uma breve e resumida explicação sobre quem era esse povo. Parece extenso, mas VALE A PENA ler.

Os Moravianos foram os primeiros protestantes a colocar em prática a idéia de que a evangelizacão dos perdidos é dever de toda a igreja, e não somente de uma sociedade ou de alguns individuos.


Anteriormente, a responsabilidade pela evangelizacão havia sido lançada nos degraus dos governos, através das atividades colonizadoras.
Os Moravianos, contudo, criam que as missões são responsabilidade de toda a igreja local.


Devido ao seu profundo envolvimento, esse pequeno grupo ofereceu mais da metade dos missionários protestantes que deixaram a Europa em todo o século XVIII
De fato a história dos Moravianos antecede a Reforma.
Conhecidos originalmente como os Unitas Fratrum, ou a Unidade dos Irmãos, esses cristãos Checos foram os seguidores do mártir John Huss, um reformador antes da Reforma.
Ele foi martirizado em 06 de julho de 1415.
Após a morte de Huss, seus seguidores, experimentaram um verdadeiro ressurgimento.


Eles se reorganizaram no ano de 1457, e no tempo da Reforma havia entre 150 a 200 mil membros em quatrocentas igrejas por toda a Europa Central. Mas, no levante das guerras dos 1600, a Boêmia e Moravia (RepUblica Checa) foram dominadas por um rei católico romano, o qual desencadeou uma terrível perseguição contra os Moravianos.

Foram todos espalhados e se tornaram refugiados.
Por quase cem anos procuravam fugir da perseguição.
Por causa disso formaram urna poderosa rede de cristãos clandestinos.
Quando cruzaram a fronteira da Alemanha, ouviram de um lugar conhecido como Herrnhut, uma pequena faixa de terra na propriedade de Zinzendorf, ali se estabeleceram. o trabalho dos Moravianos foi guiado por um número de características que os distinguiram.


Primeiro, eram profundamente dedicados ao Senhor Jesus Cristo e a sua causa.


Segundo, os Moravianos abriram o ministério aos leigos e a ministração as mulheres, antecipando Hudson Taylor nessa questão mais de cem anos antes;


Terceiro, criaram a estratégia missionária de fazedores de tendas.


Quarto, os Moravianos por ser pessoas sofredoras, podiam facilmente se identificar com aqueles que sofriam.


Quinto, eles se dirigiam às pessoas receptivas ao evangelho.


Sexto, eles colocavam o crescimento do Reino de Cristo acima de uma expansão denominacional.


Sétimo, a obra missionária Moraviana era regada de oração.


Alguém, certa vez, perguntou a um Moraviano o que significa ser um Moraviano.
Ele respondeu: "ser um Moraviano e promover a causa global de Cristo são a mesma coisa".


Pois bem...


Devido os Moravianos terem sido pessoas sofredoras, podiam facilmente se identificar com aqueles que sofriam. Eles iam àqueles que eram rejeitados por outros. Dificilmente qualquer missionário seria mandado para a costa leste de Honduras ou Nicarágua. Essas partes da América Central eram inóspitas. Lá, contudo, estavam os Moravianos


Isso era característico da vocação missionária deles; eles se dirigiam a pessoas receptivas. Devido ao fato de os Moravianos crerem ser o Espírito Santo o “Missionário” primário, aconselhavam seus missionários a “procurarem as primícias. Procurarem aquelas pessoas que o Espírito Santo já havia preparado, e trazer-lhes as boas novas”; eles colocavam o crescimento do reino de Cristo acima de uma expansão denominacional. A obra missionária Moraviana era regada de oração.


No ano de 1727, em Herrnhut Alemanha, ocorreu um grande avivamento espiritual, os Moravianos começaram uma vigília de virada de relógio, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano. Nesse período o livro devocional conhecido como Lemas Diários, que ainda tem sido publicado pela Igreja Moraviana, era o devocional mais amplamente usado entre os cristãos europeus. O ministério Moraviano era fortemente regado por oração.


Durante esse período dois jovens Moravianos, de 20 anos ouviram sobre uma ilha no Leste da Índia cujo dono era um Britânico agricultor e ateu, este tinha tomado das florestas da África mais de 2000 pessoas e feito delas seus escravos, essas pessoas iriam viver e morrer sem nunca ouvirem falar de Cristo.


Esses jovens fizeram contato com o dono da ilha e perguntaram se poderiam ir para lá como missionários, a resposta do dono foi imediata: “Nenhum pregador e nenhum clérigo chegaria a essa ilha para falar sobre essa coisa sem sentido”. Então eles voltaram a orar e fizeram uma nova proposta: “E se fossemos a sua ilha como seus escravos para sempre?”, o homem disse que aceitaria, mas não pagaria nem mesmo o transporte deles. Então os jovens usaram o valor de sua própria venda pelo custo de sua viagem.
No dia que estavam no porto se despedindo do grupo de oração e de suas famílias o choro de todos era intenso, pois sabiam que nunca mais veriam aqueles irmãos tão queridos, quando o navio tomou certa distância eles dois se abraçaram e gritaram suas últimas palavras que foram ouvidas: “QUE O CORDEIRO QUE FOI IMOLADO RECEBA A RECOMPENSA DO SEU SOFRIMENTO ATRAVÉS DE NÓS“.

Preciso dizer mais alguma coisa? Melhor não né.... Faça uma reflexão, leia novamente se preciso, e deixe que o próprio Deus fale com você. Fale com Ele também, porque depois que lí isso, não faltou assunto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Comparando-se a eles, nós somos crentes plenamente acomodados e egoístas...texto muito profundo e muito forte...brigadaum juninho por mais esse presente...vou leva-lo aos jovens da minha igreja...

NANDO OLIVEIRA
SÃO LUIS MARANHÃO

Anônimo disse...

Tocante e profundo d+!!Muito bom msm...Realmente nos como igreja de hoje não fazemos nada!!

Aninha

Anônimo disse...

Bem, acho que depois de ler este texto e os dois depoimentos aí de cima, só me resta arregaçar as mangas e partir pra luta e, mais uma vez, me oferecer como instrumento de Deus nessa batalha. Amei, Junior!!!

LYGIA SANTOS

Anônimo disse...

Oi, Ju! O q dizer?!... Estou mto aquém disto! Eu me pergunto: Onde está o "moravianismo" - se é q posso criar esse termo - em mim?! Confesso... ñ sei responder-te! Beijo

Anônimo disse...

Oi, Ju! O q dizer?!... Estou mto aquém disto! Eu me pergunto: Onde está o "moravianismo" - se é q posso criar esse termo - em mim?! Confesso... ñ sei responder-te! Beijo Sonali