Eu poderia ter feito mais...

Durante a Segunda Guerra Mundial, Oskar Schindler entrou para os anais da história por algumas coisas que fez. Mulherengo e beberrão, subornava os membros do partido nazista, e, no entanto, escondia no fundo de seu coração uma pérola preciosa, que era sua compaixão pelos judeus condenados de Krakow, na Polônia.

Aqueles que Hitler perseguia para matar, Schindler empregava em sua fábrica para salvar. Ele não podia salvar a todos, apenas alguns, por isso, fez o que podia. Aquela que seria uma fábrica que lhe daria muitos prejuízos, tornou-se um refúgio para mil e cem afortunadas almas cujos nomes ele escreveu em sua lista – A Lista de Schindler.

Com a derrota dos nazistas, a coisa mudou de rumo. Agora Schindler era caçado, e os prisioneiros libertados. Temendo ser preso, tentou escapar furtivamente durante a noite, mas ao aproximar-se de seu automóvel, Oskar Schindler fica surpreso com o que vê: os trabalhadores de sua fábrica estão postos alinhados nos dois lados da rua. Estavam ali para agradecer ao homem que salvou suas vidas. Um dos jovens entrega a Schindler uma carta de agradecimento elogiando-o por seu empenho em salvá-los, assinada por cada pessoa sobrevivente. Recebe também de presente um anel feito do ouro, retirado do dente de um dos trabalhadores. No anel, os trabalhadores esculpiram a frase: “Aquele que salva uma única vida, salva o mundo.”

Naquele momento, sob um céu noturno que regorjeava de alegria, Schindler é cercado pelos judeus libertados. Alí, diante dele, perfilados, de rostos alegres, maridos e esposas, pais e filhos, reconhecem o que Schindler fez por eles, e sabem que jamais esquecerão tudo aquilo.

O que se passou na mente de Schindler naquele momento? Que emoções vem a mente de uma pessoa quando está face a face com aqueles que ela salvou da morte?

Oscar Schindler faria tudo de novo. Imaginamos o que teria Schindler pensado naquele momento e como se sentiu vendo a alegria das pessoas que salvou. A última cena do filme dá uma idéia do que aconteceu. Ali, na presença dos sobreviventes, ele enfia a carta no bolso do casaco. Aceita o anel e olha no rosto de cada pessoa. Aproxima-se de Isaac Stern, o capataz da fábrica e diz algo numa voz tão baixa que Stern pede que ele repita. Ele o faz. “Poderia ter feito mais”, diz, apontando para um automóvel que poderia ter vendido: “Com ele teria libertado dez prisioneiros”. O pino de ouro na lapela do paletó poderia ter libertado mais dois. Naquele momento, a vida de Schindler ficou reduzida a um único valor. Esqueça o lucro; a fábrica não tem mais sentido, e todas as lágrimas derramadas e o pesadelo da tragédia são reduzidos a uma única verdade: Pessoas. Somente uma coisa tem valor: Pessoas!

Eu preciso me importar mais com as pessoas.... eu preciso fazer mais. Muito mais. Muito mais pra Deus.

1 comentários:

Douglas Rodrigues disse...

"Que emoções vem a mente de uma pessoa quando está face a face com aqueles que ela salvou da morte?"

Essa frase me chamou atenção. Tentei imaginar como Deus deve se sentir ao olhar pra gente todos os dias e lembrar: Eu salvei você da morte! Deve ser um sentimento muito louco que explica o fato de Ele não desistir de nenhum de nós! Apesar de nossos defeitos e pecados infindos! O amor d'Ele é grande. E não por termos feito algo para merecer, mas porque Ele ESCOLHEU nos amar!

Por outro lado, o que se passa na mente de quem foi salvo da morte, eu sei, posso dizer qual é: Gratidão! Eterna gratidão! Por saber que não existiria mais vida se aquela pessoa não tivesse nos salvo. Foi assim comigo quando consegui compreeder (ainda que superficialmente) o sacrifício de Cristo por mim, pra que eu pudesse viver livre do pecado, do passado e pudesse ter a esperança de um futuro eterno e feliz, sem dor, pecado, morte, choro. Graças a Ele posso viver!

De uma coisa eu não sei: Qual será minha reação quando estiver frente a frente com Aquele que me livrou da morte! Sinceramente, não há sentimento que se compare com imensa Glória, poder vê-lo, tocá-lo, sentí-lo com eterna gratidão, por poder desfrutar da eternidade só por causa do Amor do coração d'Ele que foi maior do que Tudo, só pra viver comigo Eternamente!!

Que o Senhor te abençoe!
Filho amado em quem o Pai tem prazer!

Forte Abraço!

Douglas =P