Avivamento?! Pra que?!





- Você é avivado?

- A sua igreja é avivada ou tradicional?

- Aquele pastor tem uma mensagem avivalista!

- Derrama o Teu avivamento sobre nós Senhor!

Você com certeza já ouviu estas expressões a respeito do avivamento. Talvez já tenha até dito alguma delas. Afinal, algumas expressões tornam-se comuns para nós.

E é justamente aí que eu me peguei com as seguintes dúvidas. Afinal, o que é AVIVAMENTO? Como funciona? O que precisamos fazer para sermos avivados? Eu posso afirmar se o meu irmão é avivado ou não? Avivamento é barulho? Crente tradicional pode ser avivado também?

E a principal de todas: PARA QUE SERVE O AVIVAMENTO?

Estive pensando muito a respeito deste assunto e fui buscar o esclarecimento que eu precisava no melhor lugar onde devemos buscar respostas: A BÍBLIA. Recorri a Palavra, e Deus me esclareceu algumas coisas, e é sobre isso que eu quero compartilhar hoje.

Sempre ouvi falar que no capítulo 2 do livro de Atos, encontra-se o maior movimento de avivamento da História. O tão falado DIA DE PENTECOSTES. Era uma celebração dos primeiros rebentos da colheita e acontecia anualmente. Era uma lei, exigia-se que os Judeus fossem a Jerusalém três vezes por ano para celebrar as principais festas, e o Pentecostes era uma delas. E aqui eu já aprendo a primeira lição sobre o avivamento. O maior avivamento da história veio sobre aqueles que vinham oferecer GRATIDÃO. Pessoas agradecidas a Deus, que vieram de longe para prestar gratidão ao Senhor. E foi justamente o coração agradecido daquele povo que atraiu o derramar do ‘som como de um vento vindo do céu, forte e impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.’ (Atos 2:2). Logo, a gratidão é fundamental para receber o avivamento.

Esse fato ocorreu para cumprir-se a palavra que Jesus disse enquanto estava sendo assunto aos céus após ter comido com os discípulos.

‘Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra.’ (Atos 1:8)

Este poder veio sobre os discípulos através do avivamento no Dia de Pentecostes. Este foi o motivo do avivamento que veio sobre eles. O avivamento vem para trazer CAPACITAÇÃO. O avivamento, quando vem sobre nós, reveste-nos de poder. Poder para pregar e testemunhar de Cristo.

O profeta Isaías já declarava esse entendimento quando fez a declaração em Isaías 61:1-3. Ele declara que o Espírito do Senhor estava sobre Ele como uma habilitação para pregar, curar, libertar e anunciar boas novas.

Logo, o avivamento vai além do bem estar que sentimos. Além do prazer de sentir os arrepios de quando estamos diante da manifestação da Glória de Deus. E principalmente, quando o avivamento vem sobre nós, o que Deus está nos dando não é simplesmente uma sensação de bem estar para que fiquemos felizes e dando glória dentro da nossa igreja, mas para que saiamos a testemunhar sobre Ele. O avivamento vem para trazer CAPACITAÇÃO. As evidências de que eles realmente haviam sido avivados começaram a surgir. Eles passaram a fazer a diferença entre o povo. Um tremendo sinal do poder recebido pelo avivamento foi a cura do coxo a porta do templo.

Mas a parte do texto de Atos que mais me chama atenção é no final do capítulo 2. Por muito tempo confesso que fiquei intrigado tentando imaginar o movimento que aconteceu no dia de Pentecostes. Mas essa semana passei a imaginar outra cena. A partir do versículo 42 do capítulo 2, fala sobre como viviam os convertidos que haviam sido avivados.

O texto diz que eles ‘perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.’ No versículo 47 diz ainda que eles ‘contavam com a simpatia de todo o povo’, e isso me impactou. Aqui eu aprendo que o avivamento gera COMUNHÃO. Comunidade forçada é comunismo, mas os que receberam o avivamento, compreenderam o amor de Deus, e passaram a ser benevolentes para com seu próximo. É a Koinonia. Uma uniformidade realizada pelo Espírito Santo, que une um cristão ao outro.

Não quero me alongar demais, afinal, o que era para ser apenas uma atualização de um blog, acaba virando um livro. Mas gostaria de compartilhar com você apenas estes três pontos. O primeiro é que para ser avivado, é preciso ser GRATO a Deus. A gratidão gera o avivamento. O segundo, é que para ser avivado, é preciso ter COMUNHÃO com o próximo. A comunhão mantém o avivamento vivo e atuante. E por último, dizer que o avivamento vem sobre nós com uma finalidade, que é de CAPACITAR para a obra do Senhor.

Por fim, torno a perguntar-me: Eu sou avivado? A minha igreja é avivada? Todas as manifestações de ‘avivamento’ que presenciei e participei, geraram transformação em minha vida?

Com base nisso, digo de todo coração, que preciso até tomar cuidado com o que causo diante da presença de Deus. Eu não quero uma glória que não me transforme. Não quero um avivamento que não gere mudança na minha vida. Quando eu me prontificar a buscar o avivamento, com gratidão no coração e comunhão com os meus irmãos, Deus soprará o vento e trará o avivamento que eu busco. Mas e quando Deus vier avaliar os resultados do avivamento que Ele me concedeu? Terei obras além do barulho? Terei frutos além do movimento? Terei almas resgatadas para apresentar diante dEle?

E aí, você é avivado? rs

Que Deus nos abençoe.

5 comentários:

Heubert Santos disse...

Muito interessante o assunto...

Fiquei realmente me perguntando e analisando, até mesmo do fato de sair do senso comum... Coisa que a sociedade tem medo..

Esse é um texto de muita valia e edificante...

FERNANDO PAIVA disse...

Tremendo sua análise...

AVIVAMENTO tem que gerar mudança, não é um movimento temporário!

Tá escrevendo bem véi..!
Mto bom..!

DEUS é contigo.
Tamu junto!

Monica disse...

Meu Deus!!
"Quero voltar ao INÍCIO de TUDO!Encontar-me contigo,Senhor"

...Depois deste texto...

"Quero REVER meus CONCEITOS E VALORES. EU QUERO RECONTRUIR"
Senhor,permita que eu seja um cristão renovado!Sozinha??Não,não consigo!!Me ajuda Senhor.
Junior!!Estou assustada com o q Deus está fazendo por meio da tua vida!!E Sei que isso é só o começo.Fica cm DEus!!

Dan Santos disse...

É de extrem importante um texto como esse para entendermos que o que costumamos ouvir desde "sempre", nem sempre corresponde com a realidade...

É tudo mt distorcido hj... até pra mim que sempre tive mtas dúvidas em relação a isso, hj posso responder esclarecido o que é ser AVIVADO!

Mt bom, parabéns!!!

Julie de Pádua disse...

Gostei muito de suas explicações ! abraços