Introdução


Esse é o primeiro contato que faço através da seção do ‘Canto do Canto’.


Muitas coisas eu pretendo compartilhar aqui a nível de conhecimento, esclarecimento, informação e contribuição. Mas não vejo outra maneira de começar a não ser, pelo começo.


Sempre que sou procurado por alguém que deseja iniciar o processo de estudo de técnica vocal, percebo a empolgação, a euforia, o entusiasmo em chegar logo na parte prática. A grande verdade é que a parte conceitual e teórica, quando não é colocada de maneira interessante, realmente se torna chata. É assim com tudo. Não seria diferente com o canto.


Porém, enfatizo sempre, e assim farei aqui, sobre a importância de conhecer a ‘Função Vocal’ como um todo. Embora cantar seja algo que se faça naturalmente, cantar com técnica exige preparo e, acima de tudo, conhecimento dos recursos que podem ser utilizados.


Recurso, esta é a palavra que eu utilizo para definir objetivamente o trabalho de ‘Técnica Vocal’. São recursos dos quais você passa a dispor, através do conhecimento do seu instrumento (a voz), do cuidado com ela e de como obter o que se deseja através dela (sons, emoções, intenções, etc).


A função principal da voz é a comunicação. Falada ou cantada, a voz é utilizada para comunicar. E quando nos dedicamos a estudar a melhor utilização da voz, passamos a dispor de recursos que auxiliarão a nossa vocalização e nos ajudarão a comunicar melhor as mensagens que desejamos transmitir. Por isso, o estudo de técnica vocal é extensivo a todos que utilizem a voz como instrumento de trabalho. Professores, pastores, advogados, palestrantes, cantores. Todos que precisam comunicar, explicar, argumentar e ensinar, quando estudarem os recursos dos quais podem usufruir em sua função vocal, poderão fazer isso com mais aproveitamento.


Especificamente, trabalho com a voz cantada, e juntamente com o trabalho de Técnica Vocal que já foi esclarecido, o trabalho de Canto. Utilizando-se dos recursos que a técnica vai proporcionar, o Estudo de Canto visa trabalhar a musicalidade da pessoa, aprimorando as habilidades vocais dela em acordo com as melodias, harmonias, notas, escalas e afins.


O processo de aprendizado é sempre proveitoso. Nada se perde. E os meus conceitos contrariam os de algumas pessoas, inclusive de professores com os quais estudei. Dentro das ‘regras’ e ‘conceitos’ pré-estabelecidos para se desenvolver o canto corretamente, a individualidade e a originalidade de cada um é que deve ser explorada. O trabalho que eu costumo fazer é objetivo, visando atender a necessidade que aquela pessoa tem, aprimorando dentro dos conceitos corretos, ajudá-la a alcançar o objetivo que espera. Costumo dizer que gosto de mostrar os caminhos, o aluno escolhe por qual caminhar, e vai sozinho.


Gosto muito de trabalhar com algo tão útil e tão vasto. Trabalhar com a voz é trabalhar com possibilidades infinitas. É muito gratificante ver uma pessoa dar os primeiros passos na caminhada musical, e aos poucos, ir desenvolvendo e aperfeiçoando o talento. Melhor ainda é ver como crescem os que se dedicam a aprender os conceitos e fundamentos. Estes não caminham, voam na infinidade de possibilidades que o estudo do Canto proporciona.


No próximo post começarei a falar sobre a FUNÇÃO VOCAL. Os primeiros esclarecimentos sobre os órgãos dos aparelhos Fonatório e Respiratório que compõem a função vocal e o funcionamento deles, como a voz é produzida, e assim, daremos sequência ao assunto.


Para qualquer dúvida, esclarecimento, sugestão ou caso deseje acrescentar algo, escreva para o e-mail: junior.tavares@globo.com e eu terei todo prazer em receber o seu contato.

8 comentários:

Heubert Santos disse...

Que introdução, Tavares!!!
hehehhehe

Verdadeiramente a teoria é muito importante como a prática...

Agora, aguardo os próximos assuntos a serem abordados...

FERNANDO PAIVA disse...

Caraca...
Uma aula hje...
Qto custa...?
hehe

Mto bom o texto brow...
(quero ver vc fazer eu cantar ai sim vc é o cara hauahuahua)

Abraço!

Unknown disse...

Como aluna ..posso dizer q é mto bm começar do começo.Tu conseguiu fzer comigo, o que eu nem sabia q podia:Cantar pra fora!!!Viva!!Consegui!!rsrs.Valeu Professor.Com certeza vou aguardar a continuação das aulas.Abraço.Fica cm Deus

Dan Santos disse...

Opa!!!! Isso mt me interessa! Quem sabe pra mim também haja esperança! rsrsrs

Ansioso e de olho!

Renan Lima disse...

Ebaaaaa..... Quero post novo hehehehe...

Unknown disse...

Nossa Primo, esta introdução me fez analisar tudo sobre o canto, me fez analisar toda a verdade de como ter tecnicas, etc..

Primo continue com esses estudos, pq esta sendo maravilhoso, se a introdução foi espetacular, imagina o resto hem....Vou aprender muito com esses estudos, eu creio!

Abração!!!

Wirlla disse...

Bem... não conheço e nunca tive aulas com você,mas adorei o que escreveu,aprendizado na certa!!!!
Canto mas nunca tive aulas! snif snif...mas tô a procura de professor(a)...parabéns Deus te abençoe

Wirlla disse...

Bem... não conheço e nunca tive aulas com você,mas adorei o que escreveu,aprendizado na certa!!!!
Canto mas nunca tive aulas! snif snif...mas tô a procura de professor(a)...parabéns Deus te abençoe